Dicas


Acidentes com animais venenoso e peçonhentos

O Instituto Butantan fez um alerta sobre o aumento do número de acidentes com animais peçonhentos nos meses mais quentes do ano.
De acordo com dados da entidade, de novembro a março, os acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes crescem 80%.
"Com a maior quantidade de chuva, os esconderijos dos animais podem alagar e, ao deixarem o local, eles entram em contato com as pessoas. No verão, também há maior disponibilidade de presas porque mais insetos nascem nos meses quentes", disse Marcelo Belini, biólogo do instituto.
Soros antiofídicos
Belini ressaltou que, em caso de picada de cobras, as pessoas devem lavar o local apenas com água e sabão, e procurar socorro médico em um hospital público, já que os privados não têm soros antiofídicos.
Não é recomendado fazer torniquete, nem cortes e perfurações no local da picada. As pessoas também não devem tentar sugar o veneno.
"Para identificar serpentes peçonhentas no Brasil, a única maneira é observar, na cabeça do animal, entre o olho e a narina, a existência de um orifício, chamado fosseta loreal. Todas as serpentes peçonhentas brasileiras têm. A única exceção é a coral verdadeira", disse o biólogo.
Escorpiões, aranhas e taturanas
Quanto à ferroada de escorpião, a primeira medida que deve ser adotada é a de colocar compressas de água morna sobre a ferida, até a chegada ao serviço de saúde mais próximo.
Em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas é importante não mexer no ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.

________________________________________


SEGURANÇA
Caminhar na Natureza exige atenção ao ambiente que nos cerca e alguns cuidados básicos  devem ser observados para a diversão começar e acabar bem.
Independente do horário de realização, tenha junto a você uma lanterrna (pode ser bem pequena mas na escuridão clareia barbaridade), um apito e um canivete.








Manter-se hidratado é fundamental. Informe-se, com o organizador da caminhada, sobre a existência de água potável no percurso, o grau de dificuldade, condição climática prevista (sol, nublado, chuva, etc) e leve a quantidade adequada de líquidos e alimentos para seu consumo.


Um lanche adequado é aquele que contem fibras, proteínas, calorias e hidrata seu organismo. Quais: uma ou duas pequenas frutas (banana contém potássio evitando fadiga muscular, laranja, maça é refrescante, leve, hidratante...ou a seu sabor), um pouquinho de granola (repõem calorias perdidas em excesso) ou barra de cereais e pode ainda acrescentar um sanduíche de pão/queijo/presunto. Nada sofisticado ou caro; seja objetivo e simples, mas eficiente! Fundamental um café da manhã reforçado antes de sair de casa.

Vestuário, calça-bermuda em tactel ou calça de tecido o mais leve e confortável possível. Camisetas de algodão ou malha FIT deixam o corpo transpirar e secam rapidamente.  As de mangas longas ajudam a evitar exposição excessiva ao sol.

Separe com antecedência o que pretende levar. Se tem o costume de caminhar crie a aperfeiçoe  uma lista de itens devem estar presentes para seu conforto e prazer na aventura.
Sua lista deve conter protetor solar, óculos escuros, chapéu, máquina fotográfica.
Lembre-se, evite carga desnecessária ou seja, peso. Use o bom senso e a lista.

Lixo: leve um saquinho junto de suas coisas. Todo lixo que produzir deverá ser trazido de volta por você!

______________________________________________




CALÇADO
O calçado tipo bota tem a característica de dar maior firmeza ao tornozelo, ter rigidez na sola, proteçâo no bico, solado com boa aderência e é recomendável que tenha componentes que absorvam o impacto da passada.




Dependendo do terreno a ser percorrido a utilizaçâo de tênis pode ser uma opção.
Um calçado já amaciado e confortável nos pés é fundamental.

Acessem os links para informações sobre escolha de botas.


http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/materia.asp?id=59&id_atividade=9

_________________________________________________


MOCHILA - BOLSA DE CINTURA
Mochila - a ideal é que seja leve com espaço para o lanche, água e o necessário para o previsto, muda de roupa, toalha, roupa de banho, etc, mas quanto menos peso melhor.



A mochila ideal deve ter alças resistentes, largas, barrigueira que possibilite a transferência do peso dos ombros para o quadril, boa adaptação as costas e proporcione conforto na caminhada.

Bolsa de cintura - é uma excelente opção para caminhadas curtas e com boa organização ela nos surpreende por sua capacidade.


Nos links a seguir disponibilizamos literatura sobre mochilas, seus componentes e ajustes.
http://www.camerum.com.br/blog/2010/06/02/como-escolher-uma-mochila/